Ouvidoria

O canal de comunicação entre o cidadão e o Município de Nova Itaberaba! 

A Ouvidoria Municipal é um canal de comunicação direta entre a sociedade e a administração pública. Através de canais de atendimento presenciais e eletrônicos recebe e responde manifestações como reclamações, denúncias, sugestões, pedidos de informação e elogios.

Sua principal missão é proteger os direitos dos usuários dos serviços públicos e ser uma instância de participação e controle social, visando fortalecer a transparência, a democracia e a ética na gestão pública.

Assim, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar problemas, propor mudanças e melhorias e, ainda, estimular a fiscalização de situações irregulares pelos órgãos competentes.

 

Contato

O principal canal de comunicação da Ouvidoria é o Fala.Br – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (clique no link e faça a sua manifestação).

O usuário pode, ainda, entrar em contato com a Ouvidoria presencialmente, junto ao Centro Administrativo Municipal, por meio do telefone (49) 3327-0233 e do e-mail ouvidoria@novaitaberaba.sc.gov.br.

IMPORTANTE: as informações pessoais, em especial o nome do manifestante, são resguardados pelas disposições da Lei de Acesso à Informação, sendo assim, o usuário pode realizar suas manifestações de forma totalmente segura e com sua identidade salvaguardada. 

 

Tipos de manifestações

Denúncia: comunica a prática de irregularidade ou de ato ilegal, cuja solução dependa da atuação de órgãos apuratórios. Ainda que anônima, será apurada, desde que contenha indícios mínimos de relevância, autoria e materialidade.

Elogio: demonstração de reconhecimento ou de satisfação sobre o serviço público oferecido ou o atendimento recebido em órgãos e entidades da administração pública municipal.

Reclamação: demonstração de insatisfação relativa à prestação de qualquer serviço público e à conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização desses serviços.

Sugestão: apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de serviços públicos prestados por órgãos e entidades da administração pública municipal.

 

Solicitação: escolha essa opção se deseja um atendimento ou a prestação de um serviço. Pode ser algo material, como receber um medicamento, ou a ação do órgão em uma situação específica.